Novo Hamburgo – RS (+51) 399503 9366
Buenos Aires – AR (+54 11) 4811 8552

+54 9 11 6424 9715

Como Funciona



¿O QUE É O REVALIDA?

O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras – REVALIDA, é implementado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em parceria com a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), com o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério de Relações Exteriores (MRE) e a ANDIFES, desde 2010. Trata-se de um exame elaborado por reconhecidos especialistas em avaliação da educação médica, que proporciona maior agilidade, confiabilidade e eficácia nos processos de revalidação de diplomas médicos no país.

O REVALIDA consiste da realização de provas de conhecimento médico em duas Etapas:

1ª. Etapa: Prova Escrita (com questões objetivas e discursivas) - afere conhecimentos teóricos;

2ª. Etapa: Prova de Habilidades Clínicas – afere conhecimentos quanto à prática de atendimento médico.
Os participantes aprovados no REVALIDA poderão solicitar às Instituições de Educação Superior públicas brasileiras que aderiram ao Exame a revalidação do seu diploma obtido no exterior, desde que apresentem as documentações solicitadas na legislação brasileira, incluindo o certificado de aprovação no CELPE-BRAS.
Atualmente, para ter validade nacional, o diploma de graduação tem que ser revalidado por universidade brasileira pública que tenha curso igual ou similar, reconhecido pelo governo.

Para obter a revalidação, os seguintes passos devem ser seguidos, segundo a legislação atual:

a) Entrar com um requerimento de revalidação em uma instituição pública de ensino superior do Brasil. De acordo com a regulamentação, apenas as universidades públicas podem revalidar diplomas: “São competentes para processar e conceder às revalidações de diplomas de graduação as universidades públicas que ministrem curso de graduação reconhecido na mesma área de conhecimento ou em área afim.” (Art. 3º Res. nº 1, de 29 de janeiro de 2002).

b) Deverão ser apresentados, além do requerimento, cópia do diploma a ser revalidado, instruído com documentos referentes à instituição de origem, duração e currículo do curso, conteúdo programático, bibliografia e histórico escolar.

c) O aluno deverá pagar uma taxa referente ao custeio das despesas administrativas. O valor da taxa não é prefixado pelo Conselho Nacional de Educação e pode variar de instituição para instituição.

d) Para o julgamento da equivalência, para efeito de revalidação de diploma, será constituída uma Comissão Especial, composta por professores da própria universidade ou de outros estabelecimentos, que tenham qualificação compatível com a área do conhecimento e com o nível do título a ser revalidado.

e) Se houver dúvida quanto à similaridade do curso, a Comissão poderá determinar a realização de exames e provas (prestados em língua portuguesa) com o objetivo de caracterizar a equivalência.

f) O requerente poderá ainda realizar estudos complementares, se na comparação dos títulos, exames e provas ficar comprovado o não preenchimento das condições mínimas.

g) O prazo para a universidade se manifestar sobre o requerimento de revalidação é de 6 meses, a contar da data de entrada do documento na Ifes.

O Brasil não possui nenhum acordo de reconhecimento automático de diplomas; portanto, as regras são as mesmas para todos os países.

Principais Serviços

Estudos na Argentina - Combo 2 Estudos na Argentina - Combo 3
São Paulo


Horário de atendimento
Seg a sex 08:00 as 18:00
Sábados/outros horários:
agendar por telefone ou e-mail

Endereço
Av. Brigadeiro Luis Antônio, 2.050, conj. 57, Bela Vista, São Paulo/SP
Telefone: +55 (11) 3284-2991
WhatsApp: +55 (11) 97446-8692
carol@trinityintercambio.com.br
Novo Hamburgo


Horário de atendimento
Seg a sex 08:30 as 18:30
Sábados/outros horários:
agendar por telefone ou e-mail

Endereço
Rua Bento Gonçalves, 3063
Centro - Novo Hamburgo - RS
Fone: (51) 99503 9366
CEP: 93520-573
contato@estudarnoexterior.com.br
Buenos Aires


Horário de atendimento
Seg a sex 08:00 as 18:00
Sábados/outros horários:
agendar por telefone ou e-mail

Endereço
Av. Santa Fe 1780, 3º Andar - Sala 301
Recoleta. Capital Federal.
+(5411) 4811-8552
info@estudosnaargentina.com.br